ATERRADO DO DESEMBOQUE é resultado de uma pesquisa que levou mais de uma década, e está apoiado em fatos e dados da história do Aterrado do desemboque, localizado no sul-sudoeste de Minas Gerais, pouco conhecida dos moradores da região, bem como do Brasil.

Trata-se de um romance escrito a partir de uma história real, incluindo os cenários onde a mesma se desenrola. É importante ressaltar, no entanto, que se trata de um romance, no qual está presente a criatividade e a percepção do mundo sob a ótica do autor.

A escolha do título do livro “Aterrado do Desemboque” teve como propósito sintetizar a história do pioneiro Luigi Rufino, narrada por seu neto adolescente, Pedro, vivenciada na região montanhosa do sul-sudoeste de Minas Gerais, onde existia uma única lei, a do mais forte. O sentido da expressão “aterrado” é de “aterrorizado” ou “apavorado”, usado para denominar as pessoas expulsas de suas jazidas pelos garimpeiros. “Desemboque” é o local onde se espraiava a forte correnteza do Rio Grande, que passava espremida num longo e estreito desfiladeiro de pedras, fazendo um barulho ensurdecedor, conhecido como “Garganta do Diabo”. O local passou a ser um ponto de referência para todos aqueles que se aventuravam naquela inóspita região.

A Editora alerta que o livro “NÃO É RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS”, pois contêm relatos em alguns capítulos, de violência extrema e erotismo.

Acesse o site do livro e baixe a versão gratuita, em PDF.

Sobre o autor

JOSÉ MATIAS-PEREIRA, economista e advogado, é doutor em ciência política pela Universidade Complutense de Madrid, pós-doutor em administração pela Universidade de São Paulo, e professor e pesquisador da Universidade de Brasília.
É um escritor reconhecido no campo da administração pública brasileira.
É autor, entre outros, dos romances O voo da águia real – A busca de Mateus: o sentido da vida e The flight of the royal eagle, ambos publicados pela
Editora Livronovo.

E-mail: matias@unb.br