modelodegestaoLivro resultado da tese de doutorado da profª Cláudia Mara Stapani Ruas, da Universidade Católica UCDB. Trata dos oligopólios brasileiros da educação.
 
“Há um “vale-tudo” na mercantilização do ensino, uma guerra explícita sobretudo entre as maiores universidades que procuram abocanhar parcelas cada vez maiores de jovens à procura de um curso superior. Essa competição se revela com maior ênfase no segmento das IES privadas empresariais, isto é, aquelas pertencentes a famílias, grupos empresariais ou um único proprietário para quem o ensino é fonte de lucro.”
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Mariluce Bittar. Educadora e pesquisadora na área de
Políticas de Expansão da Educação Superior e seus efeitos
no Acesso e Permanência de estudantes da Educação Superior.
 
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“Vejo o mercado de educação como um supermercado. Estou vendendo um produto. Só que, em vez de vender tomate, meu produto é um assento para o aluno estudar. Em geral, a forma mais fácil de crescer é adquirir ou se fundir a um concorrente. Resultado: a abertura de capital vai levar necessariamente à consolidação dos gigantes do ensino. A concentração é um caminho sem volta. Já aconteceu nos Estados Unidos e vai acontecer aqui. Quem ficar de fora está morto.”
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Marcelo Cordeiro, da Fidúcia Asset Management,
especializado em captar investimentos para o setor.
 
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Da autora, sobre a obra.
Este livro é resultado da minha tese de Doutorado, defendida em 2015, na Universidade Católica Dom Bosco na cidade de Campo Grande/MS, pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – (PPGE). De 2011 a 2013, esta pesquisa estava inserida no Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES/UCDB) sob a orientação da Profª Doutora Mariluce Bittar (in memoriam) falecida em fevereiro de 2014. Após esse acontecimento, o projeto foi redirecionado para outro Grupo de Pesquisa denominado “Políticas Públicas e Gestão da Educação” (GEPPE), sob a coordenação da Profª Doutora Regina Tereza Cestari de Oliveira.
A decisão dessa publicação baseia-se no desejo em disponibilizar aos acadêmicos, professores e profissionais da área informações sobre a formação e consolidação dos oligopólios brasileiros, tema ainda pouco discutido e explorado no cenário educacional. Trata-se de um tema atual, principalmente após as megafusões no setor entre Kroton e Anhanguera, em 2013, e Kroton e Estácio, em 2016. Ressalta-se, ainda, como importância desse estudo, as reflexões a respeito de uma educação superior oriunda de um modelo de gestão oligopólico, guiado por princípios racionalizador, reducionista, otimizador e padronizado praticado pelos oligopólios da educação superior. Esses  grupos que  investem maciçamente em marketing, em novas tecnologias e articulam estratégias de Fusão&Aquisição para crescer e ganhar mercado mais rapidamente impulsionam a excelentes resultados econômico-financeiros, viabilizam a valorização do capital e, consequentemente, reconfiguram a privatização da educação superior brasileira. Os conhecimentos aqui difundidos permitirão compreender a complexidade do processo educativo quando a serviço do capital financeiro, que em nosso país caminham,  tendencialmente, rumo à monopolização.
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Sobre a autora.
Cláudia Mara Stapani Ruas é natural de Araçatuba, SP.
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, é pós-graduada em Comunicação Social e Marketinge Comércio Exterior, Mestre em Desenvolvimento Local e Doutora em Educação.
Formou-se pela Universidade Integrada Alcântara Machado, em São Paulo, e há mais de 30 anos mora em Campo Grande, MS, onde já atuou como diretora de marketing de renomadas empresas como Johnson & Johnson, Cicatrade Comércio Exterior, Gerdau e Belgo Mineira.
É professora universitária, ministrando aulas nas áreas da Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas), Educação Física (Marketing Esportivo) e Administração (Marketing e Comunicação Empresarial).
Além de professora, atualmente é coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda e Coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Gestão Estratégia em Varejo e Comportamento do Consumidor, na Universidade Católica Dom Bosco na cidade de Campo Grande, MS.
Na área da comunicação, Cláudia Ruas é também autora do livro Rádio Comunitária: uma estratégia para o desenvolvimento local, lançado em 2004 pela editora da Universidade Católica Dom Bosco.