Clique na pergunta e a resposta será mostrada.

O que a Editora Livronovo faz?

Oferecemos serviços completos de editoração de um livro, da revisão até a impressão e entrega ao autor ou instituição patrocinadora.

Vocês aceitam todas as obras que são enviadas, ou as obras passam por uma análise, para serem publicadas?

Primeiramente, é importante saber que produzimos prioritariamente livros que tenham o apoio de instituições de ensino de todos os níveis, empresas, projetos aprovados pelas leis de incentivo cultural e, ainda, aqueles oriundos de financiamento coletivo (crowdfunding).

No caso de autores independentes, nos reservamos o direito de recusar obras que não tenham valor literário mínimo, que firam a legislação vigente ou que agridam o que entendemos como valores médios da sociedade brasileira.

Como ficam os direitos autorais?

De acordo com a legislação brasileira (Lei 9.610/98) e tratados internacionais (Convenção de Berna), uma vez que a obra é tornada pública, estão garantidos os direitos do autor.

No caso de publicação de livros, há, ainda, a Lei do Livro (Lei 10.573/03, art. 6º), que obriga os editores a fazerem o registro ISBN junto à Biblioteca Nacional, além da catalogação na fonte.

As obras publicadas pela Editora Livronovo cumprem todas as exigências legais, o que garante tranquilidade aos nossos autores e instituições que os apoiam.

A Editora Livronovo faz contratos com seus autores?

Sim, mas um contrato simples de prestação de serviços. Nossos autores não ficam presos a amarras contratuais, podendo nos deixar a qualquer momento, bastando uma simples comunicação. Isto, porque não nos parece ético reter a obra do autor uma vez que ele tenha investido dinheiro na publicação. Se, por outro lado, for de interesse do autor e da Editora Livronovo (quando financiarmos integralmente a obra), poderemos fazer um contrato de cessão temporária de direitos autorais, para exploração comercial da obra.

Além de publicar o livro, a Livronovo oferece algo mais ao autor?

Sim. A começar por permitir ao autor optar por ter sua obra nas principais livrarias do Brasil, sem qualquer acréscimo no custo da publicação. Nesse caso, o autor ainda receberá royalties sobre as vendas. Para saber mais, clique aqui.

Além disso, a Editora Livronovo também orienta o autor sobre:

– como iniciar seu próprio e-commerce, para que possa fazer suas vendas diretamente aos leitores, obtendo excelente margem de lucro. Acreditamos que ter uma loja própria na internet possa ser um excelente e rentável caminho para os autores iniciantes.

– como buscar financiamento para a publicação das obras através do sistema de financiamento coletivo (crowdfunding).

Quanto custa fazer um livro?

Quanto custa fazer um livro?” é uma pergunta indispensável, dada a variedade de opções de preço e qualidade hoje disponíveis no mercado.

Livros podem ser feitos das mais variadas formas, acabamentos e papeis. Por isso, são orçados sempre individualmente. Envie-nos seus originais e faremos um orçamento de editoração e impressão.

Quais são as formas de pagamento?

Cartão de crédito, em  até 10 vezes sem acréscimo (via Pag Seguro), ou à vista, por boletos bancários, com desconto.

Seja qual for o valor dos serviços da Editora Livronovo, o que está incluído?

O valor incluirá preparação e limpeza de texto, uma ou duas revisões (a depender da natureza do texto), revisão técnica e tradução (quando necessárias), criação de capa, pagamento de direitos de imagem (para uso em capa e miolo), registro ISBN na Biblioteca Nacional, catalogação na fonte, criação de projeto gráfico, diagramação e envio de prova PDF (por e-mail), envio de prova impressa para última aprovação do autor, mais 10 (dez) exemplares como tiragem inicial.

A partir daí, poderá adquirir mais exemplares, em lotes mínimos de 30 (trinta) unidades.

Poderei pedir livros diretamente à Editora Livronovo, para fazer vendas pessoais?

Certamente. Caso você tenha seus próprios canais de vendas, podemos fornecer-lhe continuamente os exemplares necessários, seja com impressão por demanda (lotes mínimos de 30 exemplares), seja pelo sistema offset, de grandes tiragens.

Quanto tempo leva para meu livro ser publicado?

O período gira em torno de 60 a 90 dias, contados da data de assinatura do contrato. Este tempo poderá variar um pouco nos casos de livros de diagramação complexa, ou seja, aqueles que exijam tratamento de imagens, aplicação de tabelas, fórmulas, equações etc.

Para autores a partir dos 65 anos de idade, comprometemo-nos a fazer o possível para acelerar o processo.

Devo registrar minha obra na Biblioteca Nacional?

Nossa sugestão é que, mesmo antes de se preocupar em encontrar uma editora, o autor faça o registro de sua obra no EDA – Escritório de Direitos Autorais, da Biblioteca Nacional. É um processo simples e barato, que garante a você a anterioridade daquilo que criou. Saiba mais clicando aqui.

Atualmente, há também a possibilidade de proteger sua obra no Brasil e vários outros países diretamente pela internet. Clique aqui e veja como.

Quais os formatos de livros, acabamentos e tipos de papel com que vocês trabalham?

Formatos de livros são muito variados. Podemos fazer livros em qualquer formato, acabamento ou tipo de papel.

Os mais largamente utilizados são, em centímetros, largura versus altura: 10,5 X 14, 14 X 21, 16 X 23, 17 X 24, 20 X 20, 21 X 21 e 21 X 28.

Na impressão, por padrão, adotamos:

Capa: cartão flexível Supremo de 250g/m², com laminação BOPP brilho ou fosco.
Miolo: papel offset branco de 75g/m² ou papel pólen soft (cor creme) de 80g/m².

Todos nossos livros tem seus cadernos costurados e colados, exceto nos casos de livros com pequeno número de páginas, em que os grampos ou cola PUR devam ser aplicados.

Onde a Editora Livronovo está localizada?

Juridicamente, na cidade de Águas de São Pedro, SP. Nosso CNPJ é 10.519.646/0001-33, a Inscrição Estadual é 155.006.535.110. Comercialmente, porém, estamos no mundo todo, porque baseamos nosso negócio 100% na Internet. Ao agirmos assim, eliminamos uma série de custos fixos e podemos repassar a economia aos nossos autores.

Vocês podem definir-se em uma frase?

Somos uma espécie de incubadora de obras literárias inéditas; ajudamos o autor em todas as etapas.

Qual é a melhor forma de contatar a Editora Livronovo?

Por e-mail ou Skype. Se você está lendo esta página é porque está na Internet e tem o serviço Skype ao alcance de suas mãos. O Skype permite telefonia gratuita entre usuários, não importando em que lugar do mundo eles se encontram. Veja www.skype.com. No Skype, em vez de números, seu “telefone” pode ter números e letras. Para falar conosco sem gastar com tarifas telefônicas, baixe o software e nos adicione. Nosso nome no Skype é livronovo.

O que mais difere a proposta da Editora Livronovo das demais?

Somos apaixonados por livros. Nossa preocupação é fazer livros de alta qualidade gráfica e visual, com projetos gráficos compatíveis com o que existe de melhor no mercado. Por isso, nossa capacidade de produção está limitada a um número determinado de publicações por mês, para não haver risco de sair um livro sem a qualidade que desejamos.
Também é importante lembrar que o mercado editorial, como todo mercado, é regido por uma praxe comercial. Esta praxe envolve personagens e hábitos mercantis muito bem definidos.
Os personagens básicos são autores, editores, gráficas, distribuidores e livreiros. Há, ainda, mais alguns personagens intermediários, ou conexos, que são imprescindíveis para o êxito da cadeia do livro, como revisores, diagramadores, tradutores, capistas, ilustradores etc. E existe também a figura do agente literário, um profissional cuja tarefa é ajudar autores e editores a se encontrarem.
Conhecedores que somos do mercado editorial, mais do que apenas produzir livros, assessoramos autores e instituições a fazerem da publicação de um livro uma experiência muito positiva.

Como contratar a Editora Livronovo?

Em primeiro lugar, precisamos ver a obra, ou apenas um trecho dela. Depois, faremos um orçamento de prestação de serviços. Se aprovado, emitimos um contrato. Assinado o contrato, iniciamos a produção do livro. Há várias etapas, aí, como revisão, provas, criação de capa, registros legais etc. Depois que o autor der OK nas provas PDF de capa e miolo, imprimiremos o lote inicial e o enviaremos ao autor ou instituição apoiadora.

Há quantos anos a Editora Livronovo está no mercado?

Somos uma editora jovem (desde outubro de 2008), mas temos muitos anos de experiência no mercado editorial. Nossos curriculuns estão à disposição dos interessados.

Como fazer um livro?

Como  fazer um livro?

O processo de produção de um livro envolve três etapas.
A primeira é a editoração, isto é, quando o texto original passa por uma série de processos técnicos e legais que o transformarão num livro. Esses processos podem ser recomendáveis ou mesmo obrigatórios. Entre os recomendáveis estão a limpeza e preparação do texto, revisão ortográfico-gramatical, revisão técnica, criação de capa por um designer gráfico profissional, criação e projeto gráfico e diagramação também por profissional especializado etc. Os obrigatórios são o registro ISBN junto à Biblioteca Nacional (não confundir com o registro direto que pode ser feito pelo autor), e a catalogação na fonte.
A segunda etapa é a impressão. Há, basicamente, dois processos aplicáveis a um livro, que são a impressão digital por demanda e a impressão pelo sistema offset. Ambas têm características físicas semelhantes e, a menos que o leitor seja um técnico gráfico com muita experiência, não conseguirá distinguir um do outro. A diferença está no gerenciamento dos custos. A impressão digital, por permitir a produção de exemplares individuais, resulta num desembolso inicial menor, mas o custo unitário do exemplar é um pouco maior. Já a impressão offset exige grandes tiragens, mas por uma simples razão de economia de escala, o custo do exemplar será menor (a partir de uns 500 exemplares. Até lá, os custos unitários praticamente se igualam).
Finalmente, há a distribuição, que é a comercialização do livro junto às livrarias, sejam de redes, sejam independentes. A distribuição, por ser o fator de maior peso na composição do preço final do livro, deve idealmente ser feita por editoras com boa estrutura comercial e igual capacidade de negociação e divulgação ao grande público.
A Editora Livronovo, por uma razão estratégica, decidiu-se por concentrar seu trabalho naquilo que sabe fazer com excelência, que são a editoração, o gerenciamento de impressão e a orientação ao autor sobre os meios de comercializar suas obras.
Ajudando também o autor a negociar sua obra com uma editora de primeira linha, a Editora Livronovo também passa a fazer o papel de agente literário. Um papel, que, embora informal, não se limita à apresentação das obras que consideramos ter bom potencial literário e comercial, mas ao acompanhamento da vida do livro em questão, verificando se a distribuição pode ser otimizada, se há oportunidades de mercado etc.

Que dicas a Editora Livronovo tem a dar sobre como escrever um livro?

Como escrever um livro?

Não importa a quem seu livro se destina: a qualidade editorial de seu trabalho é que determina o sucesso.
Texto, capa, diagramação, impressão, tudo contribui para uma excelente imagem de seu trabalho. E é esta imagem que será considerada por todos, no final das contas.
Por isso a Editora Livronovo oferece, antes de qualquer outro compromisso mútuo, a possibilidade de você contratar uma análise crítica que o ajudará a avaliar se sua obra obedece aos critérios exigidos pelo mercado em geral.
Desde já, porém, damos algumas dicas muito importantes para que você mesmo faça uma análise prévia de seu livro, procurando responder às seguintes perguntas:

1. A história (ou o texto) de seu livro está estruturada numa ordem lógica e coerente?
2. As ideias e os conceitos estão suficientemente claros?
3. A pontuação e a gramática em geral estão corretas?

Em se tratando de livros de ficção, convém perguntar:

1. A ideia central é interessante, crível e inédita?
2. Os diálogos estão claros, bem escritos e soam autênticos?
3. O ritmo da história mantém em alta o interesse do leitor, página após página?

Nos de não-ficção, verifique:

1. Se você demonstra claramente dominar o assunto do livro.
2. Suas afirmações têm respaldo técnico adequado e suficiente, isto é, há outras fontes que corroborem suas teses?
3. Se sim, a bibliografia e a citação de fontes de referência são suficientes e obedecem aos critérios universalmente aceitos?
4. Se não, seus argumentos são, mesmo assim, fortes o suficiente para conquistarem ampla credibilidade?
5. Seu livro é dirigido a um público amplo ou a um segmento específico?

Bem, se depois de seu próprio julgamento acerca das questões acima você quiser a avaliação de um profissional especializado, fale conosco pelo e-mail. Encaminharemos seu trabalho a um de nossos analistas críticos para o devido orçamento e estimativa de prazo de retorno.
Não se esqueça que um trabalho criterioso é fundamental para você conquistar o respeito e a credibilidade de seus leitores e eventuais futuros editores.
E sinta-se livre, porque a escolha deste serviço não o obriga, de modo algum, a contratar nossos demais serviços editoriais.

Editora Livronovo | Tudo pelo seu livro.